sexta-feira, 28 de março de 2008
UM ENSAIO SOBRE SOCIOPATIA
O tema sociopatia, surgiu da necessidade de entender algumas relações interpessoais.
Descobri que a incidência desse transtorno no contingente humano é mais frequente do que consta registrado...
Sociopatia já é um termo antigo, atualmente, fala-se em transtorno antissocial da personalidade (TASP). Pesquisas indicam que pessoas portadoras desse comportamento, sofrem de falha no lobo frontal do cérebro, mas essa posição, entre os que lidam com a matéria não é consensual.
Existem diversas pesquisas na área, porém sem resultados definitivos. Na psiquiatria se busca amenizar os sintomas tratando com fármacos e na psicanálise, a sociopatia é classificada como estrutura perversa, diferentemente da estrutura “normal” neurótica, mas de composição psicótica imutável.
Egoísmo e elevada vaidade são algumas das características que compõem a personalidade do sociopata, assim como a dissimulação e a nítida noção de que outras pessoas desaprovam suas atitudes. Quem sofre desse transtorno tem exata noção do que está fazendo e o faz seguindo uma lógica própria, dentro do seu conjunto de valores ou na ausência deles.
Não consegue estabelecer uma relação de empatia, de se colocar no lugar do outro, de se arrepender. Na maioria das vezes, quando nos provoca algum remorso, é mera representação teatral que está improvisando, o cérebro no sociopata funciona de forma diferente do nosso. O comportamento antissocial, na maior parte dos casos, aparece desde cedo. Não existe comprovação de origem genética do transtorno, mas pode-se verificar na infância, segundo especialistas, a prática de vandalismo ou tortura de animais, briga com colegas de escola, ou pequenos furtos.
Desordem de difícil identificação, pois engloba sintomas que não se enquadram nas doenças mentais já bem delineadas e com características bastante específicas, mas se situando à margem da normalidade psicoemocional ou, no mínimo, comportamental.
O individuo sociopata, super reage diante da menor provocação e costuma ser explosivo e instável, com absoluta falta do sentimento de arrependimento ou culpa, atribuindo-a aos outros.
Normalmente sua relação com os demais, dura tempo suficiente em que acredita se beneficiar de algo. Seu comportamento se caracteriza por um forte disfarce de amizade e sociabilidade, ocultando tendências impulsivas e profundo ressentimento para com os membros de sua família e pessoas próximas, com comportamento rígido e inflexível.
Para complicar ainda mais, devemos considerar seu alto desempenho sócio teatral, através do qual manifesta atitude não consubstanciada em suas características genuínas, mas, sobretudo, em suas simulações sociais.
Primeiramente deve-se considerar que o transtorno antissocial de personalidade (TASP) não tem cura, independentemente das peculiaridades do comportamento de cada indivíduo, a terapia tem papel limitado, na medida em que o sociopata não reconhece no outro “alguém” que possa lhe ajudar, nem estabelece vínculos sociais verdadeiros. Não considera que precisa de ajuda, pois pensa que seus valores e juízos é que são normais.
Uma de suas maiores habilidades é a manipulação das pessoas, ora adotando um ar de inocência, ora de vítima, enfim, assumindo o papel social mais indicado para a circunstância. Pode enganar com eloquência.
Há nele uma profunda suspeita de que os bons sentimentos dos demais são sempre destinados a enganá-lo.
É curioso o fato de ser capaz de dar uma explicação racional a conceitos éticos, de reconhecer a diferença entre o certo e o errado, mas, não obstante, é incapaz de experimentar tais sentimentos.
Costuma exibir entusiasmo de curta duração pelas coisas da vida, manifestando um comportamento imaturo de contínua busca de sensações. Dissimulado, tende a conspirar e mentir com enfoque astuto.
Não admite a existência de qualquer dificuldade pessoal ou familiar e exibe um engenhoso sistema de negações. As dificuldades interpessoais são racionalizadas e a culpa é sempre projetada sobre terceiros.
A contundente falsidade é a característica principal, agindo com premeditação em suas relações, fazendo tudo o que for necessário para obter exatamente o que quer dos outros.
Totalmente centrado em si mesmo, sentindo-se não realizado, desolado, independentemente do êxito que possa ter obtido, está sempre convencido de que será despojado de seus direitos e desejos, sua motivação central é manifestada através da inveja com carência profunda de amor e reconhecimento que, segundo ele, não lhe ofereceram na infância.
O sociopata quando se sente frustrado ou ameaçado, responde com fúria incontrolável, atacando de maneira volátil, daninha e mórbida, em explosão agressiva que se precipita abruptamente, sem dar tempo ao oponente de se prevenir ou de conte-lo.
Normalmente acha que os outros têm recebido mais do que ele e que não teve grandes oportunidades na vida.
Portanto, está motivado por um desejo de compensar-se pelo que tem sido despojado pelo destino, com a ideia de que nada faz senão restaurar um equilíbrio alterado.
Nunca chega a sentir que tem adquirido o bastante para compensar suas privações. Independentemente de suas conquistas, permanece sempre ciumento e invejoso.
Hipersensível a sentimento de traição, fantasia deslealdades o tempo todo, com rompantes de agressividade que, frequentemente são descarregados sobre membros da própria família.
terça-feira, 25 de março de 2008
Última visita
Foi no início de Agosto de 2004, que estivemos juntos em seu apartamento, pouco tempo antes de sua morte.
Se eu soubesse que seria a última vez que eu o veria, eu teria te abraçado apertado e beijado seu rosto mais e mais vezes.
Teria filmado cada gesto, cada olhar, cada palavra sua, para que eu pudesse ver e ouvir de novo, dia após dia, sem você.
Eu teria ficado um minuto extra ou dois, para ter dito o quanto eu te amava! Em vez de achar que você já sabia disso.
Como me arrependo de não ter estado mais vezes ao seu lado.
Sinto sua falta e não tenho mais você aqui!
Ainda não consegui lidar com o "vazio" que restou de sua ausência.
Queria ter tido tempo para te pedir desculpas por inúmeras coisas e dizer obrigado pai, por tudo que você me ensinou!
sexta-feira, 14 de março de 2008
MACRO, MICRO E NANO UNIVERSO COMO UM “TODO”.
quarta-feira, 12 de março de 2008
CONQUISTOU A MULHER QUE QUERIA. COMO MANTER ESSE RELACIONAMENTO?

Porém, para descobrir o que realmente ela quer, é outra história.
Para isso, você tem que prestar atenção à mulher em questão, não adianta achar que todas as mulheres são iguais, pois aí você vai errar.
Elas têm coisas em comum sim, mas tem suas particularidades que as diferenciam em seres únicos, é aí justamente, que a sedução vai fazer toda a diferença.
Não generalize. “Elas querem atenção.”
Você tem que dar a atenção do jeito que “ela quer” e não do jeito que você acha que todas as mulheres querem.
Dar rosas para qualquer mulher achando que todas se agradarão, porque rosa é sua flor preferida, é um erro, você tem que descobrir qual a flor preferida dela.
“Elas querem carinho.”
O que é carinho para uma, pode ser sufocante para outra e insuficiente para uma terceira e pior, pode não ser reconhecido como carinho pela quarta. Você só terá êxito se agir de forma personalíssima e com sensibilidade suficiente para se sintonizar na frequência dela, pois se a mensagem que você tentar passar não surtir efeito, seu relacionamento será tão rápido como um relâmpago.
Ela tem que se sentir, única no mundo, para você. Essa ligação que pode durar o instante de um encontro que chamo de “sintonia”, vai fazer com que ela se sinta especial e que o tornará irresistível.
Cada uma vai querer amor, carinho e atenção de um jeito diferente, particular e apenas um homem disposto a olhar para fora de si e enxergar a mulher como realmente ela é, será capaz de perceber de que forma, ele pode proporcionar isso a ela.
Logicamente, o contrário também vale. Os homens também querem carinho, amor e atenção e cada um de seu jeito, cabe a cada mulher saber captar as necessidades do parceiro.
E assim seguirá o relacionamento, com sedução para cá, sedução para lá…
O que não se pode esquecer, é que uma vez seduzida, importantíssima é a manutenção.
Assim é a “vida a dois”, um seduzir constante.
E quem não aprender isso, fica sem.
sábado, 8 de março de 2008
TODO HOMEM TRAI! (peguei na Web)

Não tenho o objetivo de ‘revelar’ os segredos dos homens, mas amigos, me desculpem, não se trata de quebrar nosso código de ética.
Isso vai ajudar as mulheres a entenderem os homens e, enfim, pararem de tentar nos mudar com métodos ineficazes.
Vou começar de sola. Se não estiver preparada nem continue a ler.
E digo com segurança, o que escrevo aqui se aplica a 99,9% dos homens.
(sem medo de errar)
1º: NÃO EXISTE HOMEM FIEL.
Você já pode ter ouvido isso algumas vezes, mas afirmo com propriedade.
Não é desabafo. É palavra de homem que conhece muitos homens e que conhecem, por sua vez, muitos homens.
A única exceção é o crente extremamente convicto. Se você quer um homem que seja fiel, procure um crente daqueles bitolados, mas aguente as outras conseqüências.
2º: NÃO DESANIME.
O homem é capaz de te trair e de te amar ao mesmo tempo. A traição do homem é hormonal, efêmera, para satisfazer a lascívia. Não é como a da mulher. Mulher tem que admirar para trair, ter algum envolvimento.
O homem só precisa de uma bunda. A mulher precisa de um motivo para trair, o homem precisa de uma mulher.
3º: NÃO FIQUE DESENCANTADA COM A VIDA POR ISSO.
A traição tem seu lado positivo. Até digo, é um mal necessário.
O cara que fica cercado, sem trair é infeliz no casamento, seu desempenho sexual diminui (isso mesmo, o desempenho com a esposa diminui), ele fica mal da cabeça.
Entenda de uma vez por todas, homens e mulheres são diferentes. Se quiser alguém que pense como você, vire lésbica (várias já fizeram isso e deu certo), ou case com um viado enrustido que precisa de uma mulher para se enquadrar no modelo social.
Todo ser humano busca a felicidade, a realização. E a realização nada mais é do que a sensação de prazer (isso é química, ta tudo no cérebro).
A mulher se realiza satisfazendo o desejo maternal, com a segurança de ter uma família estruturada e saudável, com um bom homem ao lado que a proteja e lhe dê carinho.
O homem é mais voltado para a profissão e para a realização pessoal e a realização pessoal dele vem de diversas formas: pode vir com o sentimento de paternidade, com uma família estruturada, etc., mas nunca virá se não puder ter acesso a outras fêmeas e se não puder ter relativo sucesso na profissão.
Se você cercar seu homem (tipo, mulher que é sócia do marido na empresa).
O cara não dá um passo no dia-a-dia (sem ela) você vai sufocá-lo de tal forma que ele pode até não ter espaço para lhe trair, mas o seu casamento vai durar pouco, ele vai ser gordo (vai buscar a fuga na comida) e vai ser pobre (por que não vai ter a cabeça tranquila para se desenvolver profissionalmente).
Será um cara sem ambição e sem futuro.
4º: NÃO TENTE MUDAR, PARA SEU HOMEM SER FIEL. NÃO ADIANTA.
Silicone, curso de dança sensual, se vestir de enfermeira, etc.… nada disso vai adiantar.
É lógico que quanto mais largada você for, menor a vontade do homem de ficar com você e maior a chance do divórcio.
Se perfeita adiantasse, Julia Roberts não teria casado três vezes.
Até Gisele Bündchen foi largada por Di Caprio, não é você que vai ser diferente (mas é bom não desanimar e sempre dar aquela malhadinha).
O segredo é dar espaço para o homem viajar nos seus desejos (na maioria das vezes, quando ele não está sufocado pela mulher ele nem chega a trair, fica só nas paqueras, troca de olhares).
Finja que não sabe que ele dá umas pegadas por fora. Isso é o segredo para um bom casamento.
Deixa ele se distrair, todos precisam de lazer.
5º: SE BUSCA O HOMEM PERFEITO, PODE CONTINUAR VENDO NOVELA DAS SEIS.
Eles não existem nesse conceito que você imagina.
Os homens perfeitos de hoje são aqueles bem desenvolvidos profissionalmente, que traem esporadicamente (uma vez a cada dois meses, por exemplo), mas que respeitam a mulher, ou seja, não gastam o dinheiro da família com amantes, não constituem outra família, não traem muitas vezes, não mantém relações várias vezes com a mesma mulher (para não criar vínculos) e, sobretudo, são muuuuito
discretos, não deixam a esposa (e nem ninguém da sua relação, como amigas, familiares, etc. saberem).
Só, e somente só, um amigo ou outro DELE, deve saber, faz parte do prazer do homem contar vantagem sexual.
Pegar e não falar para os amigos é pior do que não pegar.
As traições do homem perfeito, geralmente são numa escapulida à uma boate com uma garota de programa (usando camisinha), ou mesmo com uma mulher casada de passagem por sua cidade.
O homem perfeito nunca trai com mulheres solteiras. Elas são causadoras de problemas.
Isso remete ao próximo tópico.
6º: ESSE TÓPICO NÃO É PARA AS ESPOSAS - É PARA AS SOLTEIRAS OU AMANTES.
Esqueçam de uma vez por todas esse negócio que homem não gosta de mulher fácil. Homem adora mulher fácil. Se ‘der’ de prima então, é o máximo. Todo homem sabe que não existe mulher santa.
Se ela está se fazendo de difícil, ele parte para outra. A oferta é muito maior do que a procura. O mercado ta cheio de mulher gostosa.
O que homem não gosta é de mulher que liga no dia seguinte. Isso não é ser fácil, é ser problemática (mulher problema).
Ou, como se diz na gíria, é pepino puro. O fato de você não ligar para o homem e ele gostar de você não quer dizer que foi por você se fazer de difícil, mas sim por não representar ameaça para ele.
Ele vai ficar com tanta simpatia que você pode até conseguir fisgá-lo e roubá-lo da mulher. Ele vai começar a se envolver sem perceber. Vai começar ELE, a te procurar.
Se ele não te procurar era porque ele só queria aquilo mesmo. Parta para outro e deixe esse em "stand by".
Não vá se vingar, você só piora a situação e não lucra nada com isso.
Não se sinta usada, você também fez uso do corpo dele, faz parte do jogo, guarde como um momento bom de sua vida.
7º: 90% DOS HOMENS NÃO QUEREM NADA SÉRIO.
Os 10% restantes, estão momentaneamente cansados da vida de balada,
Portanto, são máximas as chances do homem mentir em quase tudo que te fala no primeiro encontro.
Não seja idiota, aproveite o momento, finja que acredita que ele está apaixonado e dê logo para ele (e corra o risco de fisgá-lo) ou então nem saia com ele.
Fazer doce só agrava a situação, estamos em 2008 e não em 1958.
Esqueça os conselhos da sua avó, os tempos são outros.
8º: PARA SER UMA BOA ESPOSA E PARA TER UM CASAMENTO PELO RESTO DA VIDA FAÇA O SEGUINTE:
Tente achar o homem perfeito do 5º item, dê espaço para ele. Não o sufoque. Ele precisa de um tempo para sua satisfação.
Seja uma boa esposa, mantenha-se bonita, malhe, tenha uma profissão (não seja dona de casa), seja independente e mantenha o clima legal em casa.
Nada de sufoco, de ‘conversar sobre a relação’, de ficar mexendo no celular dele, ficar apertando o cerco, etc.
Você pode até criar ‘muros’ para ele, mas crie muros invisíveis e não muito altos.
Se ele perceber ou ficar sem saída, vai sentir-se ameaçado e o casamento vai começar a ruir.
9º: E ÚLTIMA DICA.
Se você está revoltada pelo que leu aqui, vai um conselho:
Vá tomar uma água e volte para ler com o espírito desarmado.
Se revoltar quanto ao que está escrito não vai resolver nada em sua vida.
Acreditar que o que está aqui é mentira ou exagero pode ser uma boa técnica (iludir-se faz parte da vida, se você é dessas, boa sorte!).
Tudo é pura verdade.
Seu marido/noivo/ namorado te ama, tenha certeza, senão não estaria com você, mas trair é como um remédio, um lubrificante para o motor do carro. Isso é científico.
O homem que você deve buscar para ser feliz é o homem perfeito do item 5º.
Diferente disso ou é crente, ou viado ou tem algum trauma (e na maioria dos casos vão ser pobres).
O que você procura pode ser impossível de achar, então, procure algo que pode achar e seja feliz ao invés de passar a vida inteira procurando algo indefectível que nunca vai encontrar.
Lembre-se sempre, você é a única fêmea do reino animal que dá para um macho sem estar no período fértil. O macho, pela sua característica, está sempre no período fértil, sempre pronto pra procriar. O homem trair é coisa natural e a natureza não muda!
“Espero ter ajudado em alguma coisa.”
